Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Acrimat em Ação inicia primeira rota de 2012 nesta terça

Caravana da entidade percorrerá cinco municípios nas regiões centro-sul e oeste de Mato GrossoA Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) inicia nesta terça, dia 13, em Cuiabá (MT), a primeira das quatro rotas programadas para a edição 2012 do projeto Acrimat em Ação. Conforme a entidade, serão percorridos mais de dois mil quilômetros para chegar a cinco municípios das regiões centro-sul e oeste do Estado, onde existe um rebanho bovino de mais de três milhões de cabeças e cerca de 14 mil propriedades rurais que criam gado de corte. A equipe multidisciplinar conta com 18 profissio

No total, 30 cidades receberão a programação, por serem os municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas. A expectativa é de que mais de 3 mil produtores participem do projeto.

Para o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, os profissionais devem encontrar diversos problemas durante a primeira etapa de visitas. Ele aponta que na região centro-sul existe a necessidade de políticas públicas específicas, uma vez que é um bioma diferenciado, como uma linha de crédito que atenda o pantanal. Na região oeste, no município de Cáceres, por sua vez, a principal questão é a proximidade com a fronteira com a Bolívia, onde a preocupação com o combate da aftosa é grande.

– O produtor rural vem vacinando seu gado e fazendo a sua parte, mas é necessária uma ação constante de cada órgão público para que o monitoramento de entrada de animais do país vizinho seja efetivo – diz.

Vacari acrescenta que nos municípios de Pontes e Lacerda, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade a principal dificuldade é a falta de frigoríficos para abater o gado.

O primeiro município a receber o projeto, depois de Cuiabá, será Poconé, na região pantaneira. O rebanho é de 399.544 mil cabeças, segundo dados da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em novembro de 2011, divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). Depois, a caravana segue para Cáceres, nesta quarta, dia 14. A próxima parada será Vila Bela da Santíssima Trindade, na quinta. Na noite de sexta, será a vez das palestras serem realizadas em Pontes e Lacerda e, no sábado, a apresentação será em Nova Lacerda.

Sair da versão mobile