Acsurs completa quatro décadas junto ao suinocultor gaúcho

Associação nasceu da necessidade de defesa dos interesses dos suinocultores e de um trabalho a favor do melhoramento genético do rebanhoEm 25 de novembro de 1972, suinocultores e técnicos ligados ao setor no Rio Grange do Sul reuniram-se no município de Estrela para fundar a Associação de Criadores de Suínos do Estado (Acsurs). Desde então, ao longo de quatro décadas, segundo o atual presidente da entidade, Valdecir Luis Folador, esta buscou representar todos os produtores gaúchos de suínos com o objetivo de cumprir com sua missão, defendendo os interesses dos suinocultores, sejam eles nos aspectos econômico, social, ambiental,

– Esse é o papel da entidade. A Acsurs trabalha levando as necessidades dos produtores de suínos às autoridades e órgãos competentes e insistindo e cobrando destes a solução ou alguma alternativa que amenize determinada dificuldade – defende Folador. 

Para o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS), Cláudio Fioreze, a associação gaúcha representa o elo primeiro da cadeia produtiva da suinocultura, sendo que tornou-se pioneira no melhoramento genético da cadeia e, cada vez mais, mostra sua importância na articulação nacional para o aumento do consumo da carne suína pelos brasileiros.

– A Acsurs tem papel fundamental junto aos produtores. Entre outros, cumpre destacar o papel da entidade na resolução do passivo de mais de R$ 80 milhões do Programa Pró-Produtividade Agrícola, junto a cerca de 200 granjeiros – ressalta Fioreze.

Atualmente, a suinocultura gaúcha reúne cerca de nove mil criadores, distribuídos em aproximadamente 300 municípios gaúchos. Em muitos deles, como em Três Passos, a suinocultura representa boa parte da economia. A cidade aparece na quarta colocação entre os municípios com maior abate de suínos em 2011 segundo registro SIF/RS, com 126.927 suínos abatidos.

Para o presidente do Núcleo de Criadores de Suínos de Três Passos, Elemar Hein, a Acsurs é a legítima representante da suinocultura e dos suinocultores gaúchos. Ele ressalta, no entanto, que para um entidade cada vez mais forte é necessário que os suinocultores estejam aliados ao mesmo ideal.

– É importante que os suinocultores estejam unidos junto às suas entidades municipais e, por sua vez, as mesmas estarão aliadas à entidade estadual, a Acsurs, responsável pela busca dos direitos de um todo – frisa Hein.