A PTV é o documento emitido por órgãos estaduais de defesa agropecuária, exigido para acompanhar o trânsito de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal. Serve também para subsidiar a emissão do Certificado Fitossanitártio (CF), obrigatório para a exportação, e do Certificado Fitossanitário de Reexportação (CFR), de responsabilidade do Ministério da Agricultura.
A demonstração do novo sistema para a área vegetal foi feita nesta sexta, dia 22, em Vitória da Conquista, região sul do Estado, durante a Seagri Intinerante, pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles.
? A defesa agropecuária em nosso Estado está se modernizando e inserindo essa nova tecnologia na emissão eletrônica de PTV, que substitui os procedimentos manuais, até então adotados ? avalia Salles.
Com a implantação desse sistema, o documento será emitido em tempo real (online). Desta maneira, os vegetais terão uma maior rastreabilidade, confiabilidade e agilidade na comercialização dos produtos para outras Unidades da Federação e para exportação, permitindo também aos produtores, a conquista de mercados mais exigentes em segurança quarentenária, afirma o diretor geral da
Adab, Cássio Peixoto.