Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Adaptação, rusticidade e monta natural são destaques da raça senepol

Criadores e pesquisadores falam ao programa Giro do Boi sobre a raça, que está em franca evolução no BrasilDepois de se popularizar nos Estados Unidos e em países da América Central, o Brasil é detentor do maior rebanho do senepol no mundo. Originário da uma ilha no Caribe, a raça chegou ao Brasil em 2000. Em menos de 15 anos, este taurino adaptado se espalhou por todo o país. Em pouco mais de uma década, a Associação Brasileira de Criadores de Senepol (ABCS), sediada em Uberlândia (MG), passou de 36 para 250 associados.

• Hereford e braford são referência em qualidade da carne e ganho de peso

• Guzerá é destaque em produtividade e qualidade da carne

A raça apresenta alta capacidade de adaptação, rusticidade, docilidade na hora de manejar, alta libido (o que favorece a monta natural) e uma carne de altíssima qualidade. Essas são as características mais citadas por criadores que  passaram a fazer seleção e optaram pelo taurino.

De acordo com Ricardo Magnino, diretor de marketing da ABCS, o touro do senepol funciona a campo e tem conquistado o coração e o bolso do produtor, pois a produtividade é muito alta.

– Eu acredito que o berço da venda do sêmen senepol para América toda vai começar a concentrar de forma crescente no Brasil – afirma Ricardo.

O diretor-técnico do Senepol Fazenda San Francisco, em Miranda (MS), Argeu Silveira, explica que a sua preferência pela raça se dá pelo fato de apresentar uma carne alta qualidade, monta natural e grande capacidade de adaptação. Segundo ele, pode-se criar o animal tanto em áreas pantaneiras quanto em regiões semiáridas.

– Heterose e facilidade de uso são ferramentas importantes dessa raça. Utilizando um bom exemplar senepol, com certeza o produtor terá muito sucesso – conclui Argeu.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile