Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agência da ONU detecta novo tipo de gripe aviária no sudeste da Ásia

Conhecido como A(H5N6), o vírus até o momento foi detectado em aves na China, no Laos e VietnãA Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) anunciou uma nova cepa, recém-surgida, do vírus da gripe aviária detectada em aves no sudeste da Ásia. O vírus apresenta uma ameaça à saúde animal e aos meios de vida da região e por isso deve ser monitorado de perto.

• América do Sul integra laboratórios contra gripe aviária

Conhecido como A(H5N6), o vírus até o momento foi detectado em aves na China, no Laos e Vietnã. A doença originária do A(H5N6) é altamente contagiosa entre galinhas, gansos e outras aves, que representam uma fonte de subsistência para milhões de famílias.

– O H5N6 é particularmente preocupante porque foi detectado em muitos lugares distantes um do outro e porque é altamente patogênico, o que significa que as aves ficam doentes rapidamente e, em 72 horas, o número de mortes é muito alto -, disse o representante chefe de veterinária da FAO, Juan Lubroth nesta semana.

Apenas um caso de infecção humana, seguida de morte, foi relatado até o momento na China. Conforme a epidemiologista da Organização Mundial da Saúde (OMS), Elizabeth Mumford, o fato de haver só um caso de pessoa infectada sugere que o vírus não é facilmente transmitido de animais para humanos. No entanto, advertiu que a situação deve ser monitorada porque a prevalência do vírus entre aves e, portanto, sua exposição entre humanos, pode aumentar no meses de inverno.

Como forma de prevenção contra o possível contágio, a FAO e a OMS recomendam às pessoas nessa região que sigam as medidas apropriadas de higiene e preparação de alimentos, como lavar as mãos, limpar os utensílios e superfícies durante a preparação de alimentos e comer produtos derivados de aves somente bem cozidos. Além disso, devem evitar manipular aves doentes ou aquelas que morreram por conta da doença.

Sair da versão mobile