Agreste Central terá abatedouro regionalizado

Unidade terá capacidade para abater dois mil animais por diaMunicípios do Agreste Central entraram em consenso nesta sexta, dia 14, para a construção de abatedouro regional com capacidade inicial para abater dois mil animais por dia. A decisão foi tomada após reunião entre os prefeitos dos municípios e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.

A unidade será construída em São Joaquim do Monte em virtude da localização geográfica que facilita o transporte de animais dos outros municípios. O prefeito Zé Birro, avaliou que o consenso será bom para toda a região. O secretário destacou que a regionalização dos abatedouros é uma forma de garantir a segurança alimentar da população reduzindo custos para os municípios.

Ramos avaliou ainda que a medida envolve melhores condições para toda a cadeia da carne, desde o transporte do animal, passando pelo abate até a distribuição.

? É fundamental manter condições adequadas para o abate, pois é uma questão de saúde pública ? destacou.

O abatedouro regional de São Joaquim do Monte deverá ser entregue até julho do próximo ano.

Convênios

No município de Bonito, o secretário Ranilson Ramos assinou dois convênios com a Prefeitura. O primeiro foi para a construção da coberta do Centro de Abastecimento de Bonito ? Ceabo e o segundo para aquisição de câmara frigorífica para o resfriamento de carne bovina. Os investimentos são da ordem de R$135 mil e R$ 71 mil, respectivamente.