Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agropecuária deve crescer em 2013, diz Ubabef

Presidente da entidade pondera que setor seguirá pressionado pelo Custo BrasilO presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, avalia que a agropecuária tende a crescer em 2013, mas pondera que o setor seguirá pressionado pelo chamado "Custo Brasil".

— Com exceção da redução (do preço) da energia, os outros custos aumentaram neste início de ano. A nova Lei dos Caminhoneiros, por exemplo, fez o frete subir de 30% a 40% — diz, referindo-se à lei que obriga as empresas a conceder aos motoristas períodos de descanso durante a jornada de trabalho.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária diminuiu 2,3% em 2012 ante 2011. Só no quarto trimestre, o tombo foi de 7,5%. Soja, prejudicada pela estiagem no início do ano passado, e embargos às carnes brasileiras pesaram sobre o resultado.

— Para mim, não houve nada de surpresa (com o PIB), porque nós vivemos uma crise em 2012 anunciada pelo ‘Custo Brasil’, que acaba com a competitividade — afirma Turra.

Produtores de carnes foram pressionados no ano passado pela escala dos preços dos grãos, que tornou a ração mais cara e prejudicou as margens de lucro. Para 2013, o presidente executivo da Ubabef projeta crescimento para o setor de aves, “mas pequeno, em torno de 2% e 3%.

Sair da versão mobile