A feira, que acontece nos dias 28, 29 e 30, terá neste ano a exposição de animais e o I Simpósio Agrotecno Leite. Também terá início o projeto Beba Leite, uma iniciativa para a conscientização do consumidor final sobre a importância do consumo de leite, um alimento saudável e nutritivo.
A organização estará envolvendo cerca de 700 crianças das redes pública e privada de ensino em atividades no espaço teatral, espaço lúdico, espaço da saúde e do cotidiano, espaço vivência e espaço culinário. Essa novidade andará lado a lado com os expositores e visitantes tradicionais da feira, caracterizando ainda mais o evento como um momento de discussões, aprendizagem e fortalecimento da cadeia produtiva do leite.
A Agrotecno Leite é promovida pela Emater/RS-Ascar, Cotrijal, Embrapa Trigo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Prefeitura de Passo Fundo, RBS TV, Sebrae, Sicredi e Universidade de Passo Fundo.
Emater
A Emater/RS-Ascar, além de ser uma das promotoras do evento, apresentará o estande institucional e duas estações com informações sobre pastagens, bem-estar animal e meio ambiente. A Instituição também organizará excursões de agricultores.
Na estação ambiental haverá uma maquete mostrando duas microbacias hidrográficas, as duas com propriedades rurais produtivas, mas diferentes na adequação ambiental. Uma delas mostrará os principais problemas ambientais verificados numa propriedade rural, relacionados à erosão, cobertura de solo, acesso direto dos animais à água, queimadas, drenagem de banhado, falhas na mata ciliar. A outra propriedade será protegida. Então, os visitantes da Agrotecno Leite poderão ver o comparativo das duas, visto que as duas microbacias vão desaguar no lago de captação da Corsan, que apresentará o processo de tratamento da água e o custo para esse tratamento, até a fase em que a água chega às residências.
Ainda na estação sobre meio ambiente, os extensionistas da Emater/RS-Ascar vão abordar questões como a capacidade de infiltração e de retenção da água no solo, proteção de fontes, da mata ciliar, de topos de morro e de banhados.
Outro assunto abordado pela extensão rural será a produção de leite à base de pasto, bem como as reservas estratégicas de alimentos, como silagem e feno. Na prática, os técnicos vão mostrar o ponto de colheita e como fazer.
Também será mostrado, por meio de uma técnica simples, como calcular quanto de pastagem o produtor tem em cada hectare. Na parte de bem-estar do gado leiteiro, serão repassadas informações sobre a importância de proporcionar condições para o animal em termos de sombra, qualidade e quantidade de água para consumo. Para os produtores que não têm opção de plantar árvores para sombra, será apresentada a alternativa do sombrite.