O benefício é observado no ganho de peso aos sete dias e esta vantagem é maximizada aos 42 dias. Mas se houver demora em receber a ração, a microflora dos pintinhos será afetada, comprometendo a absorção dos nutrientes e sua imunidade.
O zootecnista e gerente de Nutriserviços – Aves e Suínos da Guabi, João Carlos de Angelo, explica que a alimentação nestes primeiros dias deve ser balanceada, contendo proteínas, energia, aminoácidos, vitaminas e minerais. Ele frisa que esta alimentação não inclui o uso de hormônios, que são proibidos no Brasil.
Além dos cuidados de alimentação, o zootecnista explica a temperatura ideal dentro do criatório.
– É muito importante o controle de temperatura nesta fase, pintinho tem o seu sistema próprio de regulagem da temperatura pouco desenvolvido. A zona de conforto nessa fase é entre 30ºC e 32ºC.
O manejo sanitário na granja de pintinhos também precisa ser constante.
– A cada lote que sai, é necessário que seja feita uma desinfecção completa da granja, troca da cama onde as aves ficam acondicionadas, lavagem das telas, é fundamental para que o lote sucessivo tenha bom desempenho.
Por fim, é preciso evitar a entrada de visitantes nas granjas.
– O controle de biossegurança da área de produção avícola é para ser frequentada por quem está dentro do negócio, não é pra ser visitada.
Assista à entrevista: