Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alimentação puxa IPCA em dezembro, diz IBGE

Aumento no preço das carnes foi um dos principais impulsionadores da inflaçãoO aumento de preços dos alimentos na passagem de novembro para dezembro puxou a inflação medida pelo Índice Nacional de preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no último mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta, dia 6. A inflação no grupo Alimentação e Bebidas passou de 1,08% em novembro para 1,23% em dezembro, exercendo impacto de 0,29 ponto porcentual no índice do mês, ou seja, uma fatia de 58% do IPCA. O aumento foi impulsionado pelas carnes, que f

Já a inflação nos artigos de vestuário acelerou de 0,58% em novembro para 0,80% em dezembro. As roupas masculinas chegaram a subir 1,57% no mês, após recuarem 0,04% em novembro.

– Na verdade, esses dois grupos apresentaram uma certa influência sazonal. Artigos de vestuário foi pela própria demanda das festas de fim de ano, e alimentos também. O que ficou mais caro foram carnes, frango, produtos que são cíclicos de churrasco, de comemoração de fim de ano, de trabalho. Bebidas também, alcoólicas e não alcoólicas – disse a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

Em novembro, o IPCA havia sido de 0,52%. Em dezembro, a taxa desacelerou para 0,50%. Embora os produtos alimentícios e os artigos de vestuário tenham mostrado aceleração na taxa de crescimento de preços em dezembro, a desaceleração é explicada pela redução na inflação dos demais grupos de produtos e serviços, de acordo com o IBGE.

Sair da versão mobile