Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Amazonas vacina rebanho de bovídeos contra a aftosa

Estado imunizou animais em municípios de difícil acesso antes do início das duas etapas nacionaisO Amazonas está em campanha para imunizar cerca de 824 mil animais na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que se estende até 31 de maio. Diferentemente dos outros Estados, o Amazonas aplica uma dose extra antes das duas fases previstas no calendário nacional.

Cerca de 500 mil bovídeos de 12 municípios, na região da calha do Rio Amazonas, já receberam a vacina entre março e o início de maio. As outras 50 cidades do Estado participam das campanhas regulares, em maio e novembro.

? Nesses municípios, em áreas de difícil acesso, é realizada uma operação de vacinação oficial em calendário diferenciado. Essa ação estratégica é necessária porque 90% das propriedades estão localizadas em regiões de difícil acesso ? explica o responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção a Febre Aftosa (PNEFA) no Estado, Leandro Oliveira dos Santos.

A meta das autoridades amazonenses é imunizar todo o rebanho, estimado em 1,3 milhão de cabeças. Na campanha de 2010, foram vacinados 97% dos animais. Segundo Santos, a área que representa maior risco é o município de Presidente Figueiredo, na divisa com Roraima. O Amazonas tem duas cidades consideradas livres de febre aftosa com vacinação ? Guajará e Boca do Acre ?, além de parte dos municípios de Lábrea e Canutama. As demais regiões são classificadas como de alto risco para a doença.

Para divulgar a campanha, as equipes dos escritórios de atendimento à comunidade e das unidades veterinárias locais da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) promovem reuniões com pecuaristas. Também organizam visitas às comunidades e fazendas, participam de programas de rádio e distribuem revistas educativas.

Os criadores devem entregar a declaração de vacinação em uma das 19 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos 43 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs). O prazo para a entrega é 22 de junho.

Sair da versão mobile