América do Sul integra laboratórios contra gripe aviária

Objetivo é padronizar métodos e aprimorar diagnóstico de enfermidades avícolasDurante encontro técnico sediado, pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/Ministério da Agricultura), em Campinas, em São Paulo, foi oficializada a A Rede Sul-americana de Laboratórios de Diagnóstico de Influenza Aviária e Doença de Newcastle (Resudia).  De acordo com o Diretor do Lanagro/Campinas, André Mendonça, o Resudia nasce com o objetivo de promover capacitação de recursos humanos, harmonizar métodos, padronizar procedimentos de biossegurança e realizar ensaios interlaboratoriais.

– A rede integrada também viabilizará a interação entre os laboratórios nacionais de cada país integrante – destacou Mendonça.

O acordo para a criação da rede aconteceu durante a “Oficina Regional Sobre Diagnóstico Molecular da Influenza Aviária e Doença de NewCastle”, promovida pelo Lanagro, em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Serviço de Inspeção Animal dos Estados Unidos, o APHIS/USDA. O próximo encontro da Rede acontecerá em setembro de 2015, no Chile.