– Para essa reciclagem, ouvimos dos criadores e associados quais pontos eles julgavam necessário mudar. Com essa pesquisa, trabalhamos em cima das regras existentes e agregamos as opiniões. Tudo com total participação dos interessados – explica.
A alteração das normas também é uma forma de aumentar a competitividade e a abrangência do ranking, segundo ela. Uma das regras modificadas diz respeito ao controle de paternidade dos animais inscritos no ranking.
– Nas exposições ranqueadas da modalidade Argola, a partir do ano de 2012, os animais vencedores dos grandes campeonatos regionais e nacionais serão submetidos ao exame de DNA para teste de paternidade (pai e mãe) – informa.
Em relação à formação de parcerias, os pontos obtidos pelos animais inscritos em exposições em nome delas serão rateados conforme o respectivo percentual de posse dos expositores, o qual deverá ser comunicado no ato da inscrição.
– Já para o ranking de criadores, os pontos obtidos pelos animais inscritos em exposições, cujo campo “criador” seja uma parceria, serão sempre creditados aos proprietários divididos de acordo com o percentual de posse de cada um – aponta.
Outro quesito ressaltado pela gerente da ABA é a interação entre os ranking. No momento da inscrição dos animais nas exposições, tanto da modalidade Argola como Rústicos, o expositor estará automaticamente inscrito para concorrer em ambas.
– O animal comercializado em leilão chancelado pela Angus e que já pontuou para o ranking no ano poderá somar pontos para o seu comprador outras duas vezes no mesmo ano. E os pontos obtidos antes da comercialização permanecerão com o vendedor – acrescenta a subgerente administrativa da associação, Katiulci Santos.
Confira a íntegra do documento: