• 43ª Expoinel começa em Uberaba (MG) nesta quinta, dia 18
Os animais já começaram a chegar ao Parque Fernando Costa, 460 exemplares da raça nelore, de 26 criatórios estão no local. Trabalho de sobra para os tratadores.
– Precisa vigiar 24 horas, porque Uberaba é o foco principal da raça, todos os animais vêm para cá, para se destacar. Então, é aonde você precisa ter mais cuidado, mais influência em cima do animal – explica o tratador Mariosvaldo Costa Reis.
Os julgamentos começam no próximo domingo, para competir, o animal precisa ter entre oito e 36 meses de idade, ser puro de origem e registrado pela associação da raça.
– Dentro da pista, nós avaliamos alguns pontos, principalmente a carcaça, raça, aprumos, feminilidade e masculinidade, e também o equilíbrio dessas características. Hoje, nós procuramos um animal moderno, que tenha carcaça, raça e que seja bem produtivo – enumera o gerente técnico da Associação dos Criadores de Nelores do Brasil, Marcos Pertegato.
Os animais vão ser recepcionados até sexta, dia 19, no mesmo dia, vão ser realizadas as pesagens e o exame de gestação nas fêmeas, para definir as categorias de cada animal inscrito.
– Esses números vão para o catálogo, para as fichas de julgamento, e também é nessa data que são determinadas as categorias, a idade que o animal apresenta nessa data é onde ele se encaixa dentro dos campeonatos. São feitos também os diagnósticos de gestação, fêmeas acima de 20 meses devem estar prenhes e acima de 30 meses devem estar paridas – conta Pertegato.
Mais do que um título, o bom desempenho nas pistas é a oportunidade de mostrar o trabalho do criatório para todo o país, conforme destaca o tratador.
– É aqui que nós mostramos o nosso trabalho, os esforços dos expositores que estão junto com a gente, dos técnicos. A divulgação, não só dentro da raça, mas também da propriedade em que nós trabalhamos – conclui Reis.
Assista ao vídeo:
Jornal da Pecuária recebe o gerente executivo da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locatelli: