Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Animais recebem vacina contra aftosa em Mato Grosso

Ações de prevenção serão reforçadas nos municípios que fazem fronteira com a BolíviaCerca de 12,2 milhões de bovinos e búfalos com idade abaixo de 24 meses, em mais de 107 mil propriedades, devem ser imunizados em Mato Grosso até o final deste mês. A meta é proteger a totalidade do rebanho, que no ano passado teve mais de 99% de cobertura vacinal nas duas etapas da campanha.

Segundo a fiscal federal agropecuária do Serviço de Defesa Agropecuária (Sedesa/MT), Ângela Jardim Duarte Vieira, a fiscalização da vacinação será reforçada nas propriedades de pequenos produtores, nos assentamentos rurais, nas reservas indígenas e em fazendas próximas de locais de leilões e exposições.

? Serão acompanhadas todas as propriedades rurais localizadas na área considerada de vigilância, no raio de 15 quilômetros da fronteira com a Bolívia, nos municípios de Cáceres, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. O objetivo é prevenir o ingresso e a instalação de doenças novas ou já erradicadas no território mato-grossense oriundos do trânsito de animais diretamente da Bolívia ? salienta.

Além de entrevistas na mídia para a divulgação da campanha, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) lançaram um projeto de educação sanitária na fronteira com a Bolívia neste ano. A iniciativa prevê a realização de palestras sobre sanidade animal a partir do segundo semestre.

Os pecuaristas devem comunicar oficialmente a aplicação da vacina em uma das 138 Unidades Locais de Execução (ULEs) até 10 de junho. A próxima etapa da campanha, prevista para começar em 1º de novembro, deverá abranger todo o rebanho do Estado, considerado o maior do país, com cerca de 29 milhões de cabeças. O Mato Grosso é reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
 

Sair da versão mobile