Anvisa avalia volume irregular de sal, açúcar e gordura em alimentos

Industrializados estão com ingredientes em níveis acima do recomendadoNo supermercado, a gente costuma olhar o preço e também a validade dos alimentos. Mas você já parou pra pensar na importância de verificar também o valor nutricional? Um estudo mostrou que alguns industrializados estão com ingredientes em níveis acima do recomendado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará um alerta ao Ministério da Saúde e aos fabricantes.

Quando vai às compras, você presta atenção no rótulo dos alimentos?

? Alguns sim, alguns não. Depende do tempo ? explica a antropóloga Roberta Martins.

? Na verdade, eu só olho o preço ? diz o estudante Bruno Vieira.

Pois é bom ficar de olho. Uma pesquisa da Anvisa mostrou que alguns produtos estão com níveis de sal, açúcar e gordura acima do recomendado.

Só numa olhadinha rápida nas batatas palha, a equipe de reportagem do Canal Rural encontrou uma diferença de quatro vezes na quantidade de sódio de uma marca para outra. Em um produto, por exemplo, cada 25 gramas continha 53 miligramas de sódio. Em outro, o teor de sódio é de 218 miligramas. E este componente é um dos principais vilões quando o assunto é hipertensão.

O sódio também é usado nos refrigerantes. E os níveis mais altos estão nos de baixa caloria. A bebida com zero açúcar tem mais que o dobro da versão tradicional.

? Existem indústrias que já conseguem fazer produtos mais saudáveis. O que nós queremos é que todas façam produtos nesse patamar e que quem já faz possa reduzir mais ainda esses números ? afirma a diretora da ANVISA, Maria Cecília Brito.

Mas a mudança também pode partir do consumidor.

? O que a gente tem que lembrar é que o açúcar, o sódio, são ingredientes importantes para nossa vida. Sem eles, a gente não consegue viver. O problema é o consumo exagerado e aumentado desses produtos. Então, o que a gente deve fazer é diminuir o consumo de industrializados ? conta o diretor Departamento de Nutrição da UCB Marcus Cerqueira.

? A gente tem que estar preocupado com o que a gente está comendo, né?! Diz que você é o que você come ? fala a servidora pública Alda Gomes.