Apex e Abiec assinam renovação do projeto que promove exportações da carne brasileira

Desde a assinatura do primeiro convênio, em 2001, vendas externas de carne bovina do Brasil cresceram mais de 400%A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) assinaram nesta quinta, dia 14, em São Paulo, o novo convênio do Projeto Setorial Brazilian Beef. O objetivo é fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Por meio do convênio, serão investidos, em 2012 e 20

A parceria da Apex-Brasil com a Abiec começou em 2001. Em mais de uma década, foram firmados cinco projetos, com investimentos de mais de R$ 29 milhões. Nesse período, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram mais de 400%. O faturamento em 2011 chegou a US$ 5,4 bilhões.

A novidade deste ano ficou por conta de uma ferramenta que pode reduzir em até 24 horas a burocracia no processo de exportação de carne, o lacre eletrônico. O dispositivo é capaz de armazenar digitalmente a documentação referente às cargas e compartilhar com os órgãos de fiscalização, como a Receita Federal e com o sistema de Vigilância Agropecuária Internacional. O projeto foi feito em parceria com a Universidade de São Paulo.