Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Apicultores indicam cuidados para evitar ataques de abelhas de colmeias urbanas

Floradas da primavera aumentam número de ataques por enxamesAs floradas da primavera fazem com que aumente o número de abelhas circulando. Com isso, cresce a quantidade de colmeias urbanas e também o ataque por enxames. O normal é que estes enxames se instalem em locais como casas de madeira, papelões jogados no lixo ou em partes ocas de árvores.

O presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Aroni Satler, explica que, em alguns casos, é comum que as abelhas estejam em deslocamento, ficando algumas horas em locais provisórios até acharem um ponto permanente.

? O enxame que está voando pousa e às vezes fica alguns minutos ou algumas horas e vai embora. Se ninguém interferir, ele não afeta em nada. Um ninho já instalado vai proteger a sua área, seu ninho, sua cria ? disse Satler.

Em casos de os enxames serem encontrados em locais públicos, a responsabilidade é da prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente. Em locais privados, Satler informa que a Federação Apícola do Rio Grande do Sul indica a ida de apicultores associados da entidade para fazer a remoção das abelhas. O pedido de atendimento deve ser feito em horário comercial pelo telefone (51) 3446.7677.

Escute o áudio da matéria de Nestor Tipa Júnior na Rádio Gaúcha:

Sair da versão mobile