APL promove a Milk Break e aborda sobre brucelose e tuberculose bovina

Evento ocorre nesta quinta, dia 20A Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL) promove nesta quinta, dia 20, a primeira edição do Milk Break. O encontro tem como objetivo a integração entre a cadeia produtiva do leite e o debate de temas técnicos possibilitando maior conhecimento dos pecuaristas e avanços na atividade regional.

Para a primeira edição, a convidada é a médica veterinária, Herlaine Arruda Broedel Armani, que irá trocar informações sobre a importância da prevenção da brucelose e tuberculose bovinas.

– Precisamos atuar de forma integrada para que o rebanho fique livre das doenças. A sanidade animal é fundamental para o bem estar do rebanho, aumento de produtividade e garantias de mercado. Além disso, as doenças são zoonoses (transmitidas para o homem) e por isso é necessário atenção redobrada. É questão de saúde pública – diz a veterinária.

A vacinação contra a brucelose é uma obrigatoriedade e quem não fizer estará sujeito às penalidades previstas na lei 5736, podendo receber multa e ficar impedido de emitir GTA para o trânsito de seus animais. As vacinas são aplicadas em bezerras de 03 a 08 meses; quando há trânsito de animais interestadual ou na hora da compra de animais. A tuberculose não tem vacina. Ambas as doenças resultam no sacrifício dos animais infectados.

– Os exames são fundamentais nesse contexto. Somente assim, o produtor poderá controlar a sanidade da sua propriedade. Com esse acompanhamento sendo realizado, a qualidade do leite produzido será superior e mais valorizado no mercado – destaca Herlaine Armani.

A APL irá apresentar uma parceria para diminuir o custo dos exames para os associados. As informações mais detalhadas sobre a realização dos exames, como identificar os sintomas nos animais e aplicação das vacinas serão apresentadas no encontro.

– Estamos sempre buscando proporcionar benefícios aos nossos pecuaristas para que possamos elevar a rentabilidade deles no campo e evoluir na atividade – afirma o presidente da APL Cirilo Pandini Júnior.

>> Leia mais sobre gado de leite