• Suplementação para bovinos em blocos compactos é novidade que reduz trabalho no campo
O programa foi desenvolvido pela equipe de informática, com base nas orientações dos pesquisadores em nutrição animal da Embrapa, que fica em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O aplicativo se chama “Suplementa Certo” e relaciona suplementos de marcas diferentes, voltados para o uso no período da seca.
– O objetivo principal é ser uma ferramenta útil para o produtor, a medida de que ele pode comprar dois produtos dentro da própria loja, ou duas estratégias, ou um lote de animal investir mais ou menos, através de uma avaliação econômica rápida. A ferramenta também passa alguns conceitos de nutrição que podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso – explica o pesquisador, Sérgio Raposo de Medeiros.
Para fazer a comparação, o usuário deve primeiro cadastrar as informações referentes ao lote que será suplementado, com o número de animais e o peso inicial. Depois, fornecer os dados de dois produtos diferentes, com nome, consumo e ganho esperados e também o preço. A partir da comparação entre os suplementos, o aplicativo aponta, por exemplo, qual será o custo total com cada um dos produtos, a margem, o retorno por real investido e o ponto de equilíbrio, que significa qual o ganho mínimo por animal para pagar o investimento.
– O ponto de equilíbrio é extremamente interessante, porque ela dá uma ideia de risco da suplementação. O ponto de equilíbrio é o ganho de peso que paga a suplementação e nada além disso. Quando esse valor do ganho está muito próximo do esperado, o risco dele está muito grande e deve-se optar pelo outro que tem margem menor, mas o risco é menor. Essa é uma informação importante – orienta Medeiros.
Além de fazer a comparação entre produtos, o “Suplementa Certo” tem outra função. Ajuda a definir a quantidade ideal de cochos para alimentar o gado. A partir do número de animais cadastrados, o aplicativo vai dizer quantos cochos serão necessários para que todo o gado tenha acesso ao alimento e fornecer também a diferença do número de cochos quando se trata de sal proteinado, ou de ração para semi-confinamento.
O aplicativo é gratuito e está disponível, por enquanto, apenas para aparelhos com sistema operacional Android e já teve mais de três mil downloads. E ele funciona mesmo sem internet, só é preciso uma conexão com a internet para baixá-lo no smartphone ou tablet. Para baixar o “Suplementa Certo”, você deve clicar no ícone da Play Store e buscar pelo nome do aplicativo.