Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Após três meses de estabilidade, preço do leite recua em agosto

Valor pago ao produtor caiu 0,81% no mês passado na média brasileiraEm setembro, o preço do leite pago ao produtor caiu em praticamente todas as regiões que compõem a "média Brasil" (MG, RS, SP, PR, GO, BA e SC) do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, após se manter estável por três meses seguidos. As exceções foram Goiás e Bahia, onde as cotações subiram.

Na “média Brasil”, o valor líquido (sem frete e impostos) pago ao produtor recuou 0,81% de agosto para setembro, fechando a R$ 1,0037/litro – esta média é ponderada pelo volume de leite captado em agosto nos Estados da BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP. Na comparação com setembro de 2013, o preço está 8,9% inferior em termos reais (descontando-se a inflação – IPCA de agosto/14). O preço bruto médio (que inclui frete e impostos) pago ao produtor foi de R$ 1,0896/litro em setembro, redução de 0,75% em relação ao mês anterior.

O recuo nos valores pagos ao produtor foi influenciado, principalmente, pelo aumento da captação em todos os estados que compõem a “média Brasil”. Além disso, a demanda desaquecida pressionou as cotações dos derivados no atacado em setembro.

O aumento da captação no campo, por sua vez, esteve atrelado à proximidade do período de pico na safra sulista, ao início da temporada leiteira nacional e à ocorrência de chuvas em algumas regiões do Centro e Sudeste do país. A desvalorização do concentrado nos últimos meses também favoreceu um incremento na alimentação dos animais, resultando em elevação da produção de leite.

Sair da versão mobile