A dinâmica de julgamentos e movimentação da genética envolve profissionais em todas as áreas. Nos pavilhões, os tratadores concorrem a prêmios para deixar tudo organizado, limpo, e ainda com a hospitalidade para receber os visitantes. Flores na entrada, boas vindas para quem visita a raça gir leiteiro.
Este trabalho de bastidor da Expozebu envolve mais de 600 pessoas e tem o esforço reconhecido através de prêmios e homenagens. Este ano, o melhor apresentador levou um troféu e R$ 1,5 mil.
Na pista, ao assistir ao desfile dos animais comportados obedientes, é possível achar que é fácil fazer a apresentação diante de pecuaristas e jurados. Porém, a profissão exige disciplina, técnica e talento. Um grupo de jurados formado por estudantes de zootecnia avaliou o trabalho de apresentadores e tratadores em todos os pavilhões.
Apresentar os animais na pista é um trabalho que está sendo cada vez mais valorizado. Pode definir a carreira de um grande reprodutor ou de uma grande matriz, e o futuro do pecuarista que investiu na genética e colocou a responsabilidade nas mãos do apresentador, que vai mostrar a docilidade e todas as qualidades de cada animal para os jurados.
Nilson Dornellas já fez este trabalho em exposições durante oito anos. Nos últimos três vem desenvolvendo cursos de doma pela ABCZ e já formou mais de 500 apresentadores.