Aquisição de couro cru inteiro de bovinos se mantém estável no terceiro trimestre

De acordo com levantamento divulgado pelo IBGE, houve queda de 4,8% em relação ao mesmo período de 2010A aquisição de couro cru inteiro de bovinos foi de 8,507 milhões de unidades no terceiro trimestre, uma queda de 4,8% em relação ao terceiro trimestre de 2010. Na comparação com o segundo trimestre, houve estabilidade, de acordo com a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgada nesta quinta, dia 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A aquisição de couro foi de 75,6% no terceiro trimestre, enquanto a prestação de serviços (produto adquirido de terceiros) ficou em 24,4%. Em relação ao terceiro trimestre de 2010, a prestação de serviço registrou queda de 17,6%, o que foi sentido em todas as regiões, exceto no Norte, onde o crescimento foi de 646%. Na região Centro-Oeste, o recuo foi de 15,5%.

Em contrapartida, a aquisição de couro no Centro-Oeste teve aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, graças a um incremento de aquisição, sobretudo, em Mato Grosso. No Sudeste, o terceiro em compras de couro cru inteiro de bovinos, a aquisição do produto caiu 20,9%, puxada pela queda de 24% registrada em São Paulo.