Aquisição de leite cresce no trimestre e preços internos caem

Minas Gerais lidera na compra, que subiu 4,7% no trimestreA aquisição de leite somou 4,898 bilhões de litros no segundo trimestre de 2009, 4,7% acima do registrado no mesmo período do ano anterior e 14,1% acima do segundo trimestre. Segundo a pesquisa trimestral de abate de animais, do leite, do couro e da produção de ovos de galinha, divulgada nesta quinta, dia 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a industrialização do produto, por sua vez, ficou em 4,876 bilhões de litros, com altas respectivas de 4,5% e 14,2%. Minas Gerai

Os preços internos do leite e seus derivados caíram no terceiro trimestre de 2009 em todas as praças investigadas, segundo dados do Cepea/Esalq. A causa principal desta queda foi o aumento da produção em decorrência do fim do período de entressafra.

Ao se observar a aquisição de leite em 2009 comparativamente a 2008, houve queda em todos os meses de janeiro a julho. No acumulado do ano até o terceiro trimestre, as quedas já somavam -26,8%. A recuperação, ainda que insuficiente para reverter o ritmo de quedas, aconteceu em agosto (4,4%) e setembro (12,7%).