Tais quedas representam o reflexo do período de entressafra, além do fato de o ano de 2008 ter registrado uma das maiores produções de leite.
A principal região em aquisição de leite cru é a Sudeste, captando 40,7% do volume nacional. Minas Gerais é o principal Estado, representando 26,4% da participação no Brasil. Comparando os segundos trimestres dos anos de 2009 e 2008, todas as regiões apresentaram quedas de aquisição de leite, com exceção da região Norte que ficou estável.
As exportações de leite in natura tiveram aumento em volume de 126,8% na comparação estabelecida entre o segundo e o primeiro trimestres de 2009. A quantidade de leite em pó exportada no segundo trimestre de 2009, quando comparada à registrada no primeiro trimestre, apresentou perda de 35,7%. O faturamento teve queda de 51,8% no período em análise. Em resumo, no cenário externo, a balança comercial do leite volta a apresentar desempenho semelhante ao registrado em 2007, voltando o país a ser um importador líquido do produto.