Argentina deve definir cota de importação de suíno na próxima semana

Segundo a Agência Estado, governo do país vizinho acenou com reabertura em reunião nesta sextaReunião entre representantes da indústria frigorífica e do governo da Argentina terminou na manhã desta sexta, dia 27, sem estabelecer uma cota de importação de suínos, mas com o aceno oficial para reabrir o mercado do setor.

O secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, pediu aos representantes da indústria e dos produtores que discutam sobre o volume necessário de importação de suínos para abastecer o mercado doméstico e apresentem uma proposta ao governo.

Segundo a Agência Estado, um acordo deve ser apresentado ao secretário na quarta, para que ele dê a resposta final. Ainda conforme a Agência, Moreno teria demonstrado estar disposto a autorizar a reabertura do mercado, fechado desde o dia 1º de fevereiro.

O Brasil é o principal exportador de suínos para a Argentina. O Chile, que é outro importando fornecedor do país, também pressiona o vizinho para obter uma cota garantida das importações argentinas.