A Argentina suspendeu as importações de carne suína e outros subprodutos da Alemanha, após a notificação de um caso de peste suína africana no país europeu, informou no sábado, 12, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar argentino (Senasa).
Em comunicado publicado no site do governo, o Senasa acrescenta estar analisando quais providências serão tomadas com relação ao comércio do produto com o resto da Europa, de modo a garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.
“Da mesma forma, analisa-se a suspensão de importação dos restantes países europeus até que haja comunicado à Argentina sobre as medidas de mitigação de risco estabelecidas para esta notificação e o reforço e adaptação das ações de vigilância, de acordo com as recomendações internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, diz o comunicado.
O caso
Na quarta-feira, 9, a Alemanha anunciou que havia um caso suspeito. O Laboratório Estadual Berlin-Brandenburg suspeitou de uma carcaça de javali que foi encontrada a poucos quilômetros da fronteira com a Polônia, no distrito de Spree-Neisse. A confirmação veio na quinta.
No Twitter, o ministério ressaltou que a doença não é contagiosa para humanos e que o consumo de carne de porco é seguro.
Segundo o governo alemão, a peste suína africana é uma infecção viral grave que afeta apenas porcos domésticos e javalis. A doença animal tem se espalhado especialmente nos países do leste europeu desde 2014.