Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Assembleia de MT aprova redução de ICMS para abate de gado em outros estados

Tarifa cai de 9% para 4% por um período de 90 dias; lei aprovada tem data retroativa de 1º de julho

Fonte: Assocom/Divulgação

A redução temporária da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o envio de gado de Mato Grosso para abate em outros estados de federação foi aprovada pela Assembleia Legislativa mato-grossense. A tarifa foi reduzida de 9% para 4% por um período de 90 dias. A lei aprovada tem data retroativa de 1º de julho e validade até 30 de setembro e deverá ser publicada pelo Poder Executivo nos próximos dias. A decisão atende uma demanda da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) no intuito de garantir opções de venda para os produtores do estado.

A associação pediu a redução do imposto ao governo após a queda de aproximadamente 10% na cotação da arroba do boi gordo no estado. “Outro fator que dificulta a situação da pecuária de corte é a restrição da forma de pagamento, realizada somente a prazo por algumas empresas”, afirma a Acrimat em nota, em referência à JBS. 

O anúncio sobre redução da alíquota foi feito no dia 29 de junho pelo governador Pedro Taques (PSDB). “O problema é maior e mais delicado do que a questão tributária, mas, neste momento, ter opção é essencial para garantir o direito de vender e é isso que a redução da alíquota possibilita”, disse o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, em nota.

Sair da versão mobile