Nesta sexta-feira, dia 11, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador elegeu a sua nova diretoria. O presidente será o criador e empresário Daniel Figueiredo Borja, cujo mandato se estenderá de 2016 a 2018. A eleição aconteceu no Pavilhão Redondo do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).
Os trabalhos de votação foram abertos às 8h, na primeira convocação, pelo presidente da Assembleia Geral Ordinária, Ronald Rabelo. A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Comissão Eleitoral, Eduardo Pinheiro Campos Filho, pelo secretário José Márcio Januário e pelos membros Edgar Barbosa, Ivo da Silveira Carneiro e pelos advogados Frederico Campos e Raimundo Cândido Neto.
Sem quórum, os trabalhos foram para a segunda convocação, às 9h. A votação foi encerrada às 13h, seguida da contagem, que registrou com 78 votos válidos via correio, 11 nulos, cinco em branco e 108 votos presenciais, dos quais um em branco.
Em seu discurso, Daniel Borja falou do delicado momento político e econômico que o país atravessa, mas enfatizou que ele e sua diretoria estão preparados e motivados para a nova missão. Em seguida, agradeceu ao antecessor, Magdi Shaat, e sua diretoria por terem conduzido o processo eleitoral com união e conciliação, o que permitiu a constituição de uma chapa única, a Avante Marchador.