Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Associação de criadores de suínos cria comitê para discutir questões sanitárias da suinocultura em Mato Grosso

Objetivo do grupo é propor medidas e ações direcionadas à proteção e ao aprimoramento das práticas de defesa sanitária da criação de suínos no EstadoPreocupada com as questões sanitárias referentes à atividade suinícola, a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) criou o Comitê Técnico Sanitário de Suideocultura de Mato Grosso (CSSMT). O objetivo é propor medidas e ações direcionadas à proteção e ao aprimoramento das práticas de defesa sanitária da suinocultura e também embasar e subsidiar com demandas o Comitê Estadual de Sanidade Suídea (Coessui/MT). A primeira reunião do grupo foi realizada na segunda, dia 18.

Segundo o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, o desenvolvimento e efetivação de programas de sanidade são considerados fundamentais para que o Estado possa atingir novos mercados.

– Ao preservarmos a qualidade sanitária do nosso rebanho de suínos podemos aumentar a competitividade de nosso produto no mercado internacional. O comitê será uma ferramenta de fortalecimento do sistema sanitário – destacou.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), Verton Silva Marques, a formação do grupo demonstra que o setor produtivo está organizado.

– Os próprios suinocultores estão se antecipando, preocupados com a sanidade e qualidade de rebanho no Estado de Mato Grosso. Estamos aqui representando os veterinários que trabalham com a suinocultura, trabalhando com a Acrismat nessa reunião de diferentes empresas da agroindústria pelo alinhamento das práticas e defesa sanitária – afirmou.

O médico veterinário Wagner Rugeri, da BRF, ainda destacou que a iniciativa é importante para discutir as principais ações que devem ser tomadas na prevenção e controle da saúde dos plantéis de suínos em Mato Grosso.

– Tendo em vista a importância da atividade para o Estado, conseguirmos um alinhamento entre os técnicos que atuam nas diversas empresas e propriedades no Estado todo, de forma a dar subsídio para os órgãos oficiais e Coessui, será um grande passo para a sanidade dos suínos – explicou.

Sair da versão mobile