“Os altos preços de grãos estão pressionando os custos de produção avícola. O aumento dos preços de produtos avícolas é inevitável, os quais devem ser repassados pelas empresas para os consumidores para que possam se manter financeiramente sustentáveis. Novos aumentos no custo dos grãos vão, certamente, levar a cortes adicionais na produção”, afirmou a entidade.
Para o IPC, os governos devem adotar todas as medidas necessárias para evitar novos aumentos nos preços dos grãos. Além disso, sugere que as autoridades devem desestimular a especulação financeira envolvendo preços desses insumos.
“Tal especulação por entidades que não estão diretamente ligadas ao setor de alimentos tem gerado uma maior volatilidade dos preços no setor de ração. Mercados de derivativos não deveriam promover especulação financeira com uma commodity tão importante quanto os alimentos”, declarou.
A entidade internacional sugere ainda que políticas de governos que subsidiam ou estimulam a produção de combustíveis renováveis a partir de grãos e cereais devem ser revistas “de modo a evitar o risco de escassez de alimentos.”