O vigor físico de um cavalo impressiona: a velocidade, a força e a resistência são características conhecidas dele. Porém, ele é um animal sensível, que pode sentir muito a mudança de rotina. Por isso, como em todo evento esportivo, há uma equipe que fica de prontidão para atender os animais. Três médicos veterinários, um enfermeiro e oito estudantes de veterinária formam a equipe que presta atendimento aos mais de dois mil cavalos da raça quarto de milha que estão disputando o campeonato.
• Exposição Nacional do Mangalarga Marchador 2014 começa em Minas Gerais
A clínica veterinária funciona 24 horas. Os principais casos são problemas respiratórios, cólicas, suturas e claudiações. O proprietário pode decidir se quer medicar o equino ou não, já que algumas substâncias podem ser detectadas como dopping. Até agora, nenhum dono reclamou da medicação. Pelo contrário, para os produtores, os animais são valiosos e merecem todo o cuidado.
– Temos que cuidar muito bem dos nossos cavalos. O maior patrimônio que nós temos são os animais – afirma o pecuarista Flávio Humberto Souza.
Confira: