De acordo com o Ministério da Agricultura, toda a semana aproximadamente 50 novas propriedades são autorizadas a vender carne brasileira aos países europeus. Neste mês, a União Européia liberou a abertura do mercado para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os Estados da região Sul, São Paulo e Goiás já tinham recebido a certificação.
No início do ano, o número de fazendas certificadas a exportar carne para a União Européia não chegava a uma centena. Hoje são quase 500 propriedades.
? Já é um grande passo. Muitos estão se esforçando para poder ter a chance de entrar para a lista de exportações ? diz a assessora técnica da CNA Márcia Souza.
O próprio Ministério da Agricultura reconhece que o ritmo das certificações ainda é lento frente às 15 mil propriedades antes cadastradas pelo sistema de rastreabilidade brasileiro. Mas acredita que a qualidade do serviço está melhor.
? Estamos marchando lentamente, mas também com muita segurança para que esse trabalho de agora seja continuado no futuro ? afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.