Aumentam os adeptos da modalidade Ranch Sorting no Congresso do Quarto de Milha

Prova equestre nova no Brasil tem 240 duplas participando neste ano, 20% a mais que na edição passadaRanch Sorting siginfica "colocar a fazenda em ordem". Esta é a proposta de uma das provas destaque do 24º Congresso da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM). Dois cavaleiros devem apartar e transferir para outro curral dez bois, respeitando uma sequência numérica que começa com um sorteio feito pelos juízes. Uma prova nova no Brasil, cujos adeptos vêm crescendo ano a ano.

• Acompanhe outras notícias sobre o Congresso da ABQM

O trabalho exige habilidade sobre o cavalo, velocidade e muito sincronismo no trabalho em equipe. Se entrar um boi fora da ordem estipulada, a dupla é desclassificada. A prova dura no máximo um minuto e meio. Vence quem transferir as dez cabeças na ordem correta e no menor tempo.

Há quatro anos, o Ranch Sorting faz parte dos eventos oficiais da ABQM. É uma das provas que teve maior crescimento. Este ano, 240 duplas participam da competição, um número 20% maior em relação ao ano passado.

Nesta quarta, dia 23, quem acompanhou as disputas em Avaré foi o presidente da Associação Americana de Ranch Sorting, Dave Wolfe. Ele conta que nos últimos três anos o número de associados nos Estados Unidos quase triplicou, passando de 8 mil para 22 mil.

Lá, eles promovem 486 provas como esta por ano, e estão aqui para divulgar o esporte. Para incentivar ainda mais os brasileiros, a melhor dupla do 24º Congresso da ABQM vai ter a chance de participar da final do campeonato nos Estados Unidos.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver o vídeo