Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumento na oferta de bezerros só deve ocorrer em 2017, avalia Cepea

Ao longo deste ano, a disponibilidade de animais de reposição deve se manter restrita, de acordo com o centro de estudos

Fonte: Guilherme Henrique/Arquivo Pessoal

O aumento significativo da oferta de bezerros no mercado do boi gordo brasileiro só deve ocorrer em 2017. Ao longo deste ano, a disponibilidade dessa categoria de reposição deve se manter restrita, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em relatório. Um dos motivos é estiagem registrada no ano passado, que prejudicou pastos e a engorda dos animais.

Os analistas do Cepea apontam ainda que houve piora na relação de troca entre o bezerro e a arroba do boi gordo. Em janeiro deste ano, a compra de um bezerro requeria 8,8 arrobas, ante 8,6 arrobas em janeiro de 2015. Na parcial de fevereiro, a média está em 9 arrobas por bezerro. De 2000 a 2014, para o mês de fevereiro, a relação média foi de 7 arrobas por bezerro. 

Ainda de acordo com o centro de pesquisas, diante desse cenário, a disponibilidade de bois prontos para abate e a demanda por carne bovina não devem alterar significativamente os preços da arroba neste ano. 

Atualmente, a oferta de animais para a indústria é restrita, o que tem sustentado o preço da arroba. Com preço médio de R$ 152,24 na parcial deste mês, de acordo com o Indicador Esalq/BM&FBovespa, a arroba retoma os patamares reais de outubro de 2015. 

Sair da versão mobile