Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aurora reabrirá unidade de suínos em Joaçaba (SC)

Unidade estava paralisada desde abril de 2009, devido à crise financeira internacionalA Coopercentral Aurora Alimentos informou, por meio de nota, que investirá R$ 61,5 milhões na reabertura da unidade de carne suína de Joaçaba, em Santa Catarina. Com a volta das atividades na fábrica, a empresa triplicará a capacidade de abate e processamento de suínos destinados para exportação.

De acordo com a Aurora, no comunicado, a unidade estava paralisada desde abril de 2009, devido à crise financeira internacional. Para reabrir a fábrica, as obras começaram no fim de dezembro, com previsão de término para o mesmo mês deste ano. Os abates, por sua vez, estão programados para começarem no primeiro dia útil de 2014.

Além de reabrir a unidade, a Aurora aumentará a área útil do complexo (adição de 15 mil metros quadrados) para 25 mil metros quadrados. A capacidade de abate passará de 1 mil suínos/dia para três mil suínos/dia e centralizará a maior parte da produção de carne suína da Aurora para exportação.

Com o aporte serão construídas sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo, túnel estático de congelamento, além de alteração de layout interno de vários setores. Além disso, a unidade terá uma nova fábrica de farinhas e subprodutos e ampliada a casa de máquinas e de caldeiras. O sistema de tratamento de efluentes será aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova casa de química.

No campo, a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Aurora. A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 800 empregos diretos e 2,4 mil empregos indiretos: quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou, em 2002.

Agência Estado
Sair da versão mobile