O painel debateu as estratégias de autoridades sanitárias e de entidades de classe sobre as próximas etapas do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, defendeu maior integração dos Estados brasileiros no combate à doença. Segundo ele, SP tem confiança nas medidas adotadas pelos Estados vizinhos.
Desde julho de 2008, 15 Estados e o Distrito Federal estão livres de febre aftosa com vacinação. Só o programa de erradicação da doença em São Paulo, por exemplo, contou em novembro do ano passado, com a vacinação de mais de 10 milhões de cabeças de gado, de 150 mil propriedades.
São Paulo é classificada como área livre com vacinação desde o ano 2000. Para o coordenador de Defesa Agropecuária do Estado, Cláudio Alvarenga, é preciso mais ação nas regiões de fronteira para evitar a entrada da doença no país.
O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, acredita que são necessários investimentos neste setor.
Para o presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, o Brasil deve conseguir o status de zona livre de aftosa. Porém, é preciso uma boa estrutura de defesa sanitária e vigilância.
Feicorte no Canal Rural
O Canal Rural está presente na Feicorte 2010, em São Paulo. Através do site de transmissão de eventos, o C2Rural, você poderá conferir os julgamentos das raças angus e nelore a partir das 9h desta quinta, dia 17. A escolha dos Grandes Campeões será transmitida ao vivo, e repórteres do Canal Rural irão acompanhar a transmissão através do chat, comentando o evento e respondendo a dúvidas dos internautas.
Também nesta quinta, às 14h30min, o Canal Rural transmite ao vivo o Fórum Canal Rural, que discute Indicação Geográfica para Carne Bovina direto da Feicorte 2010. Não perca!