Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Autoridades debatem estratégias para erradicar febre aftosa

Doença foi assunto de um painel realizado nesta quarta durante a Feicorte 2010Mais investimentos e maior integração entre os Estados. Estas foram algumas das necessidades para o combate à febre aftosa apontadas por especialistas reunidos em São Paulo. A erradicação da doença foi assunto de um painel realizado nesta quarta, dia 16, durante a 16ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2010).

O painel debateu as estratégias de autoridades sanitárias e de entidades de classe sobre as próximas etapas do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, defendeu maior integração dos Estados brasileiros no combate à doença. Segundo ele, SP tem confiança nas medidas adotadas pelos Estados vizinhos.

Desde julho de 2008, 15 Estados e o Distrito Federal estão livres de febre aftosa com vacinação. Só o programa de erradicação da doença em São Paulo, por exemplo, contou em novembro do ano passado, com a vacinação de mais de 10 milhões de cabeças de gado, de 150 mil propriedades.

São Paulo é classificada como área livre com vacinação desde o ano 2000. Para o coordenador de Defesa Agropecuária do Estado, Cláudio Alvarenga, é preciso mais ação nas regiões de fronteira para evitar a entrada da doença no país.

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, acredita que são necessários investimentos neste setor.

Para o presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, o Brasil deve conseguir o status de zona livre de aftosa. Porém, é preciso uma boa estrutura de defesa sanitária e vigilância.

Feicorte no Canal Rural
O Canal Rural está presente na Feicorte 2010, em São Paulo. Através do site de transmissão de eventos, o C2Rural, você poderá conferir os julgamentos das raças angus e nelore a partir das 9h desta quinta, dia 17. A escolha dos Grandes Campeões será transmitida ao vivo, e repórteres do Canal Rural irão acompanhar a transmissão através do chat, comentando o evento e respondendo a dúvidas dos internautas.

Também nesta quinta, às 14h30min, o Canal Rural transmite ao vivo o Fórum Canal Rural, que discute Indicação Geográfica para Carne Bovina direto da Feicorte 2010. Não perca!

Sair da versão mobile