Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Autoridades detectam vírus da gripe aviária em fazenda no Vietnã

Variedade H6N1 foi diagnosticada em 50 patosAs autoridades sanitárias do Vietnã confirmaram a presença do vírus H6N1 em 50 patos mortos em uma fazenda do sul do país e mandaram sacrificar todos os animais do local para evitar que a doença se propague, informaram hoje fontes oficiais.

O subdiretor do Departamento Veterinário do Vietnã, Hoang van Nam, destacou que a fazenda, situada na província de Cà Mau, criava 500 patos, e ressaltou que os animais infectados tinham apenas 45 dias, e, por isso, ainda não haviam sido vacinados.

A inspeção sanitária descobriu as aves mortas no dia 22.

Em 7 de setembro, a doença foi detectada em outra fazenda da província de Ben Tre, também na região sul e próxima a Ho Chi Minh (antiga Saigon), o principal centro financeiro do país.

A variação H5N1 da gripe aviária, a mais letal que os cientistas conhecem, matou cinco pessoas no Vietnã neste ano (51 desde 2003) e se manifestou em 26 das 59 províncias do país.

Desde que reapareceu na China, em novembro de 2003, a gripe aviária se propagou por partes de Ásia, África e Europa e se tornou endêmica em alguns lugares, como a Indonésia, nação cujo Governo deixou de informar oficialmente dos casos mortais quando o número passou de 100.

Sair da versão mobile