Auxílio aos produtores de aves e suínos do Sul é uma emergência, diz presidente da ABCS

Segundo Marcelo Lopes, para que tenha efeito, envio de milho para produtores do RS e de SC precisa ocorrer dentro de, no máximo, uma semanaEm entrevista ao Rural Notícias, programa exibido diariamente pelo Canal Rural, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, falou sobre a situação complicada vivida pelo setor no país. Os elevados preços do milho têm contribuído decisivamente para agravar a crise na suinocultura e na avicultura. Segundo o representante, é necessário que a ajuda anunciada pelo governo para socorrer os produtores do Sul seja enviada dentro de, no máximo, uma semana.

Para Lopes, o envio de 300 mil toneladas de milho para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, anunciado recentemente pelo governo, não será suficiente para solucionar os problemas dos criadores de aves e suínos na região. Segundo ele, a medida funcionará por apenas 30 dias, uma vez que apenas o Estado catarinense utiliza na atividade 150 mil toneladas do grão por mês.

Lopes diz que o setor reconhece o esforço do governo em encontrar soluções para o problema, mas reitera a necessidade emergencial da ajuda para as áreas onde a situação está pior. Segundo ele, alguns produtores já não conseguem mais comprar milho para alimentar os suínos e aves, o que está acarretando a morte de muitos animais e, consequentemente, prejuízos na atividade.


Confira a entrevista na íntegra: