– A gente já esperava uma alta devido a uma bolha do consumo nesta época de Natal, mas a alta foi maior por conta da antecipação dos descartes das aves – disse o representante da Cooperativa Avícola de Bastos, Francisco Mitsuo Oura.
O município paulista é responsável pela produção de 20% dos ovos consumidos no país. Os avicultores decidiram antecipar para meados de dezembro o descarte de aves que deveriam ser descartadas no final do mês. A iniciativa serviu para não pegar o período de férias coletivas dos frigoríficos, previsto para a semana entre Natal e Ano Novo, e também para se tentar reduzir os prejuízos com a produção – especialmente por conta do alto preço do milho, matéria-prima da ração – e baixo preço do produto.
Com o aumento dos preços, os produtores saíram de um prejuízo de R$ 3,00 para um lucro de R$ 3,00 por produção de cada caixa de ovos. Mas a reação, segundo Oura, não deve durar muito.
– Depois do final do ano vem a ressaca pós-festas e o consumo deve cair novamente, reduzindo o preço do ovo – diz.
Segundo Oura, se isso acontecer os avicultores deverão aumentar o ritmo de descarte das aves na tentativa de influenciar no preço dos ovos.
Confira a localização do município de Bastos (SP):
Visualizar Bastos – São Paulo em um mapa maior