Para o presidente da Ubabef, Francisco Turra, a ação do varejo é “antiética”.
“Enquanto empresas e pequenos produtores do setor avícola lutam diante de um dramático aumento de custos, alguns estabelecimentos do varejo se aproveitam para explorar o bolso do consumidor”, declarou o executivo na nota.
O setor avícola é afetado este ano pelo aumento do preço da ração, especialmente milho e soja, em decorrência da seca que assolou os Estados Unidos, reduziu a oferta e elevou as cotações das commodities. Turra argumenta que o aumento dos preços é esperado, em razão da alta nos custos de produção, mas considera que alguns estabelecimentos varejistas estão se aproveitando para aumentar os preços “em porcentuais desmedidos”.
Contraponto
O diretor do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados, Martinho Paiva, rebate a pesquisa e diz que a margem de lucro divulgada pela apas está muito longe de ser alcançada. Segundo o diretor do grupo Marfrig, Clever Pirola, a alta dos preços foi provocada pelo aumento dos custos de produção. Segundo ele, não há como deixar de repassar os preços.