Bahia sediará um dos maiores eventos da aquicultura e pesca do mundo em 2012

Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de pescados, produzindo 10% de todo pescado nacionalConsiderado maior encontro do setor na América Latina, a Feira Internacional de Pesca e Aquicultura (Aquapescabrasil) será realizada na Bahia em 2012. O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato de Armadores e da Indústria Pesqueira (Sindipi), Geovani Genázio Monteiro, durante a abertura oficial da Aquapescabrasil 2011, no Centro de Convenções de Itajaí, em Santa Catarina.

? A Bahia tem grande potencial e está pronta para receber um evento desta envergadura ? disse Geovani, destacando que o objetivo do evento é agregar os Estados produtores.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, aplaudiu a decisão e afirmou que a Bahia pode se tornar referência para outros Estados. O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, agradeceu a oportunidade que está sendo dada ao Estado, e aproveitou para convidar os empresários do setor para conhecer o potencial da pesca e aquicultura e investir na Bahia.

O secretário disse que o Estado possui dimensões continentais e a maior costa litorânea do país, com cerca de 1.200 quilômetros de extensão, ocupa a terceira posição no ranking nacional de pescados, produzindo 10% de todo pescado nacional – 121 mil toneladas/ano.

? Santa Catarina é um grande professor na área da pesca e aquicultura e nós, aprendendo com os catarinenses, faremos tudo para termos um grande evento em 2012 na Bahia.

Potencial

Para o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega, a realização do evento na Bahia será de grande importância porque o Nordeste brasileiro tem imenso potencial pesqueiro e o Estado é grande produtor de peixe em cativeiro.

? A Bahia está dando grandes passos no sentido de se tornar um dos maiores nessa atividade, pode ser referência e difundir tecnologias para outros Estados.

? A realização da Aquapescabrasil 2012 representa para a Bahia o início da virada, da inserção do Estado nos projetos de pesca e aquicultura de maior porte ? afirma o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.

Ele fez referência à construção de dois terminais pesqueiros em Salvador e em Ilhéus, que devem atrair “grandes investimentos”.

A Aquapescabrasil promove produtos, serviços, tecnologias e equipamentos, além de fomentar pautas de suma importância para a política e desenvolvimento da esfera pesqueira.