Baixa oferta provoca aumento no preço do pescado no Nordeste

No Vale do Rio São Francisco, espécies nativas não são mais encontradas no manancial, em função da escassez de chuvasA baixa oferta de pescado provoca aumento nos preços do produto no Vale do Rio São Francisco, no sertão da Bahia e Pernambuco. O cenário é de barcos parados e bancas vazias. A falta de peixes no rio, causada pela escassez das chuvas, é a principal reclamação de pescadores como Erenildo de Souza, que afirma que a produção é insuficiente para a demanda.

Já Moacir Alves Quirino diz que os pescadores têm medo de sair com os barcos e não conseguir arcar com as despesas. O comerciante Edmilton José dos Santos Pilar relata que até mesmo algumas espécies nativas não são encontradas no rio.

O preço de alguns peixes chegou dobrar. É o caso do piau, cujo valor aumentou de R$ 6,00 para cerca de R$ 14,00. A alternativa encontrada pelos empresários foi driblar a baixa oferta local levando pescado de outras regiões e até de fora do país. Os trabalhadores, que não conseguem sobreviver somente com a renda da pesca, passam a buscar outras formas de garantir o sustento da família.