Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Barreira chinesa aos EUA pode acelerar habilitação de frigoríficos brasileiros

Brasil aguarda visita de missão da China para vistoriar 11 plantas no país; expectativa é que novas habilitações possam elevar exportações em 50%

Fonte: Sílvio Ávila/Mapa

O anúncio feito pela China de sobretaxar 106 produtos dos Estados Unidos, incluindo variedades de carne bovina, pode acelerar o processo de habilitação de frigoríficos brasileiros para exportar ao país asiático. Desde o fim do ano passado, o Brasil aguarda a visita de uma missão chinesa que deve vistoriar 11 plantas no país. 

“O Brasil certamente tem algum benefício implícito nisso (sobretaxa) que é na efetivação dessas visitas”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. 

Atualmente 16 plantas de carne bovina estão habilitadas a exportar para China, segundo a Abiec. No ano passado, o Brasil exportou 211 mil toneladas de carne bovina in natura para o país, uma alta de 29% em relação ao exportado em 2016, de acordo com o Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Caso os chineses venham a habilitar todas as 11 novas plantas, a expectativa é de que o volume exportado para o país possa crescer 50%. 

Sair da versão mobile