Depois de pouco mais de três anos sem comprar carne bovina brasileira, a Arábia Saudita deve voltar a adquirir o produto ainda neste mês, segundo o Ministério da Agricultura. A autoridade Saudita de Alimentos e Medicamentos (SFDA) publicou em seu site uma lista de 49 frigoríficos que foram habilitados a vender tanto carne in natura quanto carne industrializada.
O Ministério da Agricultura informou, por meio de nota, que a expectativa é de que o número de estabelecimentos aumente nas próximas semanas.
A pasta relatou, ainda, que os sauditas habilitaram nove estabelecimentos em Mato Grosso do Sul, seis em Mato Grosso, cinco em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois em Rondônia, dois no Paraná, dez em São Paulo, oito em Goiás, três no Pará e um em Tocantins.
A pasta lembrou ainda que a suspensão pelos sauditas havia ocorrido em 2012, após um caso atípico de doença da vaca louca.
No ano passado, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, participou de negociações para a reabertura do mercado.
Segundo a pasta, o setor estima que as exportações do produto para a Arábia Saudita alcancem US$ 42 milhões em 2016. A expectativa, porém, é de que esse número possa chegar a US$ 74 milhões nos próximos anos.