A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) divulgou nesta segunda, dia 27, o seu novo posicionamento para o mercado agropecuário. A entidade que até então representava apenas os confinadores de gado bovino passará a se dedicar à pecuária intensiva como um todo.
Segundo o vice-presidente da instituição, Alberto Pessina, a mudança decorre de demandas dos próprios produtores, que procuravam a entidade em busca de orientações sobre outros temas, tais como a nutrição a pasto.
Em discurso em evento organizado pela Assocon, em São Paulo, o representante afirmou que a mudança também tem por objetivo responder aos desafios impostos nos últimos anos pela expansão da carne bovina brasileira no mercado internacional, pelo crescimento da demanda doméstica nos últimos anos e por exigências ambientais.
– Queremos melhorar a competitividade da pecuária, atender a diversos nichos no mercado da carne e ter uma comunicação que possibilite ver gargalos em todos os elos da cadeia produtiva – resumiu Pessina.
No segundo semestre deste ano, a Assocon atuará com a consultoria canadense TGPw para organizar o seu novo planejamento estratégico, com participação de associados. Serão realizados três workshops com o objetivo de elaborar um modelo de negócios e planos de trabalho e de governança. Em sua nova fase, a Assocon também planeja estreitar laços institucionais com entidades do setor, tais como a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec).
Interconf
Pessina afirmou que a mudança institucional implicará alteração no tom da Conferência Internacional de Confinadores (Interconf). Em sua oitava edição, o evento terá palestras mais amplas, que discutirão as condições macroeconômicas do país, oportunidades para a carne brasileira no exterior, melhoramento genético, sucessão familiar na propriedade rural, dentre outros temas. O Interconf ocorrerá entre 15 e 17 de setembro, em Goiânia (GO).
Durante o evento, a Assocon também lançará o projeto “Orgulho de ser pecuarista”, que tem por objetivo valorizar produtores brasileiros e divulgar a pecuária intensiva no país.