Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumenta produtividade da bovinocultura de MT

Melhora ocorre apesar de redução de área de pastagem disponível, diz ImeaO setor de bovinocultura de Mato Grosso aumentou a sua produtividade nos últimos dez anos, considerando que a área de pastagem recuou 12,9 e o rebanho encerrou 2014 com mais de 28 milhões de cabeças. 

Fonte: Guilherme Henrique/Arquivo Pessoal

A constatação é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que cita também que a produção de carne aumentou 62,8% na última década, com mais de 1,3 bilhão de quilos sendo produzidos apenas no ano passado.

– Esses números mostram uma década de mudanças positivas tanto na pecuária, como na economia do estado, uma vez que a bovinocultura de corte, na estimativa deste ano, representará sozinha mais de 20% do valor bruto da produção agropecuária (VBP) – diz o Imea.

Mato Grosso continuou como maior produtor de carne bovina do país no ano passado, com 1,32 bilhão de quilos de carcaça. O estado representou 17,3% de toda a produção nacional. No caso da exportação, ficou apenas atrás de São Paulo.

– Ou seja, mesmo produzindo a maior parcela da carne, não obteve o mesmo desempenho na comercialização externa, um fator que explica esse número é que, segundo a Secex [Secretaria de Comércio Exterior], Mato Grosso vem registrando em sua totalidade de exportação apenas carne in natura, o que evidencia a existência de mercados importadores de carne industrializada ainda não explorados pelo estado – diz o Imea.

Sair da versão mobile