TECNOLOGIA

Boi: aplicativo do Cepea ganha versão com análises e gráficos de mercado

Plataforma oferece diversas funcionalidades e torna o processo de informar negócios ainda mais intuitivo para pecuaristas

pecuária bovina, boi gordo, Nigéria
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, acaba de lançar uma versão atualziada do aplicativo “Boi Cepea“. A nova plataforma oferece diversas funcionalidades e torna o processo de informar negócios ainda mais intuitivo para pecuaristas de todo o Brasil, que já podiam informar suas operações ao Cepea desde 2016.

Com uma interface redesenhada, a nova versão do “Boi Cepea” permite que os usuários favoritem informações como região e frigorífico comprador, facilitando a inclusão de detalhes nos negócios. Além disso, o pecuarista passa a ter um histórico completo de suas vendas e compras armazenado diretamente no aplicativo, possibilitando um acompanhamento detalhado das operações, tanto para abate quanto para reposição.

Outra grande novidade é a atualização automática dos preços regionais do boi, bezerro, boi magro e novilha/vaca em diversas áreas do Brasil. Ao final de cada dia, o colaborador Cepea pode acessar esses valores diretamente em seu celular e selecionar regiões específicas para visualizar gráficos automáticos do comportamento dos preços. Também é possível fazer comparações com o mercado futuro, tornando a ferramenta ainda mais útil para a tomada de decisões estratégicas.

O aplicativo inclui ainda uma seção com comentários e análises de mercado feitos pela equipe “Boi Cepea”, com cálculos sofisticados que auxiliam os produtores. A comunicação com o Cepea também foi otimizada e pode ser feita com apenas um clique no chat do aplicativo.

Para baixar o novo app, os produtores podem acessá-lo na PlayStore ou na App Store, da Apple. Após baixar o aplicativo, o pecuarista que ainda não for colaborador deve se cadastrar para análise da equipe Cepea. Os pecuaristas que já são colaboradores podem utilizar o mesmo login e senha do “Portal do Colaborador”.