Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Brasil: 45,3% da carne bovina exportada em 2022 é do Centro-Oeste

Relatório “Aliança Agroeconômica” revela que a região enviou ao exterior 680,1 mil toneladas de carne bovina in natura em nove meses

Os embarques de carne bovina in natura brasileira ao mercado internacional somaram 1,5 milhão de toneladas entre janeiro e setembro de 2022. A região Centro-Oeste foi responsável por 45,3% desse volume, com 680,1 mil toneladas de carnes embarcadas.

Os números constam no relatório “Aliança Agroeconômica”, que envolve Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (24). Eles possuem como base os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O volume exportado em 2022 supera o resultado do período em 2021. Conforme o levantamento, entre janeiro e setembro do ano passado foram enviados para o exterior 1,26 milhão de toneladas de carne bovina in natura pelo país, das quais 603,57 mil toneladas eram provenientes do Centro-Oeste.

“Desde o surto de Peste Suína Africana (PSA) na China, em 2019, o Brasil tem se beneficiado com o aumento das exportações de carne bovina. Esse cenário se intensificou com a pandemia e com a baixa produção local de alguns países asiáticos”, traz o relatório.

Mato Grosso se destaca nos envios

Mato Grosso, maior produtor de carne bovina do país, se destacou entre os estados do Centro-Oeste em termos de crescimento de volume exportado frente a 2021. O estado registrou um incremento de 24,2% nas exportações saltando de 272,72 mil toneladas para 338,69 mil.

“O volume praticamente se igualou à quantidade exportada em todo o ano de 2019”, destaca o relatório da Aliança Agroeconômica.

Conforme o levantamento, Mato Grosso do Sul também registrou recorde e superou em 17,1% o total embarcado entre janeiro e setembro de 2021. Já Goiás apresentou recuo de 6% nas exportações no mesmo comparativo.

“O menor volume exportado por Goiás foi influenciado, principalmente, pela suspensão das compras chinesas de carne bovina de uma importante unidade frigorífica, contribuindo para a redução de 24,7% dos envios para os chineses”.

China foi destino de 52,8% da carne bovina do Centro-Oeste

A China, segundo o relatório, foi o destino de 52,8% da carne bovina in natura exportada pelo Centro-Oeste entre janeiro e setembro de 2022. Para o país asiático foram enviadas mais de 359 mil toneladas. “O que demonstra o peso do país nas compras de carne bovina da região”.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

 

Sair da versão mobile